Web 2.0 é o termo que define uma nova geração de comunidades e serviços da web, onde os softwares se tornam melhores à medida que são utilizados, estando abertos às mudanças e ajustes pelos próprios usuários. Dessa maneira os softwares são eternamente betas, visto que sempre podem ser melhorados.
O termo, web 2.0, foi criado pela empresa norte-americana O’Reilly Media e não é uma unanimidade, muita gente, inclusive Tim Berners Lee, criador da World Wide Web, acha que o termo carece de sentido e muitos acham ainda que o termo é uma jogada de marketing.
Independente do termo utilizado para designa-la, a internet colaborativa, como também é chamada, forma várias redes sociais, onde há o intercâmbio de uma infinidade de dados e serviços que permanecem sempre abertos para colaboração. Um exemplo é a wikipédia, enciclopédia livre, onde as informações contidas podem ser alteradas pelos próprios usuários com a finalidade de atualizar e aperfeiçoar as informações. Todo conhecimento é bem vindo e pode ser postado para futuras consultas, de qualquer visitante do site. Essa nova maneira de se relacionar com a internet é um grande avanço e até quem não está na rede ativamente como colaborador se beneficia dos serviços. Todos têm acesso a tudo da rede e, hoje, quase tudo que procuramos é facilmente encontrado, e sobre quase todo tipo de assunto encontramos dados em diversos formatos, ou seja, podemos escolher entre diversos formatos de áudio, vídeo e texto.
quarta-feira, 26 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário